sexta-feira, 1 de julho de 2016

Muita ansiedade?






Ter um pouco de ansiedade é comum, o enfrentar o novo ou o desafiador trazem um pouco de tensão então até aqui tudo certo,mas, quando as "possibilidades " te levam ao descontrole físico e emocional então é bom estar alerta, pode ser sinais de Transtorno de Ansiedade Generalizada , conhecida como TAG.

E O QUE É A TAG:

O transtorno de ansiedade generalizada é basicamente uma preocupação ou ansiedade excessivas, ou com motivos injustificáveis ou desproporcionais ao nível de ansiedade observado. Para que se faça o diagnóstico de ansiedade generalizada é preciso que outros transtornos de ansiedade como o pânico e a fobia social- por exemplo tenham sido descartadas. 
 É preciso que essa ansiedade excessiva dure por mais de seis meses continuamente e precisa ser diferenciada da ansiedade normal.
Preocupar-se e ficar ansioso não é apenas uma reação normal, mas necessária para a boa adaptação individual à sociedade e ao ambiente. Como o estado de ansiedade perturba a visão que a pessoa tem a respeito de si mesma e a respeito do que acontece no ambiente é necessário que esse diagnóstico seja sempre feito por um especialista. No caso do paciente ser um profissional da saúde mental, por um outro especialista que não ele próprio. A informação das características da ansiedade generalizada não é suficiente para que uma pessoa se autodiagnostique.



ALGUNS SINTOMAS CLÁSSICOS:


1. Dificuldade para relaxar ou a sensação de que está a ponto de estourar, está no limite do nervosismo
2. Cansa-se com facilidade
3. Dificuldade de concentração e freqüentes esquecimentos
4. Irritabilidade
5. Tensão muscular
6. Dificuldade para adormecer ou sono insatisfatório

7-Mãos suadas frente as dificuldades.
8-Vômitos ou diarréia (mais comum)
9-Pensamentos constantes e imaginação aflorada.
10- Negatividade ante ao êxito.
Por fim, um critério presente em todos transtornos é o prejuízo no funcionamento pessoal ou marcante sofrimento. Não podemos considerar os sintomas como suficientes para dar o diagnóstico caso o paciente não tenha seu desempenho pessoal, social e familiar afetados.



 # BEM INTERESSANTE:
As mulheres são duas vezes mais acometidas pela ansiedade generalizada do que os homens. A prevalência desse transtorno na população é relativamente alta, em torno de 3% da população geral sendo também o tipo de transtorno de ansiedade mais freqüente do grupo dos transtornos de ansiedade. Nos períodos naturais de estresse os sintomas tendem a piorar, ainda que o estresse seja bom, como o próprio casamento ou um novo emprego. As mulheres abaixo de 20 anos são as mais acometidas, podendo, contudo, começar antes disso, desde a infância, ou pelo contrário, em idades mais avançadas, apesar da idade avançada diminuir as chances do surgimento de transtornos de ansiedade.





 TRATAMENTO:

 Existem diversos níveis de TAG , assim como todas as patologias no tratamento de Neuroses ,pense numa escala de zero a dez e entre elas ainda outras colunas, é bem amplo , certamente cada caso precisa de uma análise bastante profunda ,certos pacientes após o início de tratamento diminuem a ansiedade e vão para outros patamares , outros pacientes precisam de Psiquiatria e Terapia  associados ( medicação e análise) ,uma causa os sintomas e outro as causas.
Alguns pacientes conseguem sucesso apenas com Terapia.
Por isto é que é muito importante buscar um profissional da saúde mental de sua confiança , e estar pronto(a) para uma jornada.

SE você têm este diagnóstico ,meu conselho é que tenha em mente que podes viver uma vida plena e com saúde, o primeiro passo é reconhecer que existe um problema.

Tenha fé.


Ref. Bibliograf: J Anxiety Disord; 14(1): 31-40, 2001
Generalized Anxiety Disorder: So Where Do We Stand?
Michel Dugas






Nenhum comentário:

Postar um comentário