Pois bem , este blog é de caráter informativo, e eu irei colocar aqui algo que têm se mostrado uma estrada em direção a depressão, são sinais muito claros e preocupantes, um alerta:
1° PASSO: STRESS!
Com a vida moderna tudo tem pouco tempo para ser feito, tudo é para ontem, se você é o construtor do amanhã então entenda o stress.
Quando você percebe uma ameaça, seu sistema nervoso reage com a liberação de uma inundação de hormônios do estresse, incluindo a adrenalina e cortisol. Estes hormônios despertam o corpo para ações de emergência.
Seu coração acelera, os músculos contraem, a pressão arterial sobe, a respiração encurta e seus sentidos ficam mais nítidos. Estas alterações físicas aumentam sua força e vigor, acelera seu tempo de reação e aprimora seu foco – preparando você para lutar ou fugir do perigo.A reação ao estresse é a forma que seu corpo tem de protegê-lo. Quando está funcionando corretamente, ele ajuda você permanecer concentrado, energético e alerta.Mas depois de um certo ponto, o estresse deixa de ser útil e começa a causar grandes danos a sua saúde, seu humor, sua produtividade, seus relacionamentos e sua qualidade de vida.
A coisa mais perigosa sobre o estresse é o quanto ele pode dominar você. Você se acostuma com ele. Depois ele começa a ser percebido como algo familiar, normal. Nesse ponto, você não percebe o quanto ele está afetando você.
Os sinais e sintomas de sobrecarga de estresse podem ser praticamente qualquer coisa. Estresse afeta a mente, o corpo e o comportamento de muitas maneiras, e cada indivíduo experimenta o estresse de formas diferentes.
Sintomas e efeitos do stress:
- Mau humor
- Irritabilidade ou temperamento curto
- Agitação, incapacidade de relaxar
- Sentindo-se sobrecarregado.
- Comer demais ou de menos
- Dormir demais ou muito pouco
- Isolar-se dos outros
- Procrastinar ou negligenciar as responsabilidades
- Consumir álcool, cigarros ou drogas para relaxar
- Hábitos nervosos (por exemplo, roer unhas).
2° PASSO ANSIEDADE:
Aqui o stress os mecanismos do stress ,foram ultrapassados
A Ansiedade é acompanhada da percepção de que se está em perigo, ou de que se está sendo ameaçado, ou de que está vulnerável ao ambiente e pessoas.
Uma ameaça ou perigo pode ser físico, mental ou social. Uma ameaça física ocorre quando acreditamos que seremos machucados fisicamente (picados por uma cobra, um ataque cardíaco, ser atacado). Uma ameaça social ocorre quando acreditamos que seremos rejeitados, humilhados, envergonhados ou criticados. Uma ameaça mental ocorre quando algo faz com que nos preocupemos de que estamos ficando loucos ou de que podemos adoecer e até morrrer a qualquer momento.
A percepção da ameaça varia de pessoa para pessoa. Crescer em um ambiente caótico e inconstante pode levar uma pessoa a concluir que o mundo e as outras pessoas são contínua e constantemente perigosas. Desta forma, sentem-se mais ansiosas.
Os sintomas de ansiedade podem levar o individíuo a ser incapaz de realizar as tarefas do dia-a-dia, pois, entra em pânico e, por isso, é importante aprender a controlar e, se possível, tratar a ansiedade.
Sintomas:
- dificuldade de concentração;
- dificuldade de pegar no sono ou dormir;
- incapacidade de lidar com dificuldades;
- irritabilidade;
- nervosismo;
- pensamentos freqüentes de perigo;
- pensamentos freqüentes de que algo terrível irá acontecer;
- preocupação freqüente;
Quando a ansiedade se instaura na vida do indivíduo, é um forte alerta que uma desordem profunda e desestabilizadora está em curso e definitivamente este não está mais se apercebendo desta mudança.
3° PASSO DEPRESSÃO:
Depressão ou Transtorno Depressivo Maior ou ainda depressão maior é uma doença que afeta principalmente o humor psicológico, entretanto ela não se restringe a isso, mas afeta a saúde do deprimido por completo, o corpo, os pensamentos e a forma de compreender e se relacionar com o mundo.
A depressão faz com que o individuo seja acometido por uma sensação de tristeza profunda, falta de energia, desânimo e desinteresse. Dependendo do grau da depressão até mesmo as coisas que pessoa mais gostava de fazer se tornam cansativas e enfadonhas.
SINTOMAS MAIS COMUNS:
- Desânimo
- Diminuição dos movimentos, em alguns casos o doente pode ficar por dias sem levantar da cama
- Insônia ou sono excessivo
- Perda ou aumento do apetite
- Diminuição do desejo sexual
- Disfunção erétil (impotência) e/ou diminuição do desejo sexual
- Voz baixa e/ou muito lenta assim como diminuição do desejo de falar
- Diminuição da atenção e concentração
- Choro fácil e frequente
- Sentimentos de melancolia
- Sentimentos de tédio e aborrecimento
- Apatia (indiferença afetiva)
- Pessimismo
- Sentimento de culpa
- Pensamentos de morte e suicídio
Depressão tem cura?
Em alguns casos sim, porém existem outros em que se faz necessário um acompanhamento constante, porém com o tratamento adequado pode se levar uma vida normal.
Qual o tratamento?
O tratamento mais eficaz é a combinação de terapia e medicamentos antidepressivos. Quando a principal causa da depressão são conflitos pessoais ou interpessoais ou ainda dificuldade em lidar com os problemas da vida, a psicoterapia mostra melhores resultados, entretanto ela não é um substituto para os remédios.
O indivíduo com Depressão, muitas vezes fica incapacitado de exercer suas funções profissionais, por conta do tratamento, e isto pode desestruturar uma família e uma carreira, sua incapacidade de produção , e isto pode ser um agravante no quadro, o auxílio governamental oferecido em nosso País é precário.
Visto que esta doença é extremamente preocupante !
Nenhum comentário:
Postar um comentário