sexta-feira, 8 de julho de 2016
Sindrome de Pânico.
A síndrome do pânico é um tipo de transtorno de ansiedade no qual ocorrem crises inesperadas de desespero e medo intenso de que algo ruim aconteça, mesmo que não haja motivo algum para isso ou sinais de perigo iminente.
Quem sofre do Transtorno de Pânico sofre crises de medo agudo de modo recorrente e inesperado. Além disso, as crises são seguidas de preocupação persistente com a possibilidade de ter novos ataques e com as consequências desses ataques, seja dificultando a rotina do dia a dia, seja por medo de perder o controle, enlouquecer ou ter um ataque no coração.
O transtorno do pânico é considerado um transtorno de ansiedade que limita em alto grau a possibilidade do paciente tomar uma atitude, uma vez que entre os sintomas da síndrome do pânico é bastante comum que tenha medo de um novo ataque e venha a morrer.Essas experiências se repetem com determinada frequência, sendo que mesmo um único ataque por mês pode caracterizar o distúrbio.Porém, não é porque você teve um ataque de pânico uma única vez na vida que é considerado um portador do distúrbio.
Além disso, os ataques de pânico são inesperados. Se você sofrer da síndrome, é comum que esteja fazendo uma atividade qualquer e comece subitamente a sentir um medo crescente que não consegue controlar.
O terror toma conta do seu corpo, o seu coração dispara, você se sente sufocado, com tontura, tremores, faltar de ar, e para completar as suas pernas ficam bambas, aparece a sensação de que o ambiente é perigoso, de que você vai morrer ou ter um ataque cardíaco ou derrame, ou mesmo, ficar louco para sempre e perder o controle.
Mas ...aqui vemos os sintomas , porém na Psicanálise quase sempre investigamos e achamos as causas lá na fase da infância , quem têm este transtorno conhece todos os sintomas e provavelmente já visitou seu Médico e após exames e mais exames, voltou para casa sem resposta, a resposta está em você , mais do que a medicação é preciso entender, será que quando você têm uma crise não está buscando a atenção o carinho?
Será que quando ao chegar no seu médico ele lhe diz: - Você está bem ! - Isso lhe soa como algo familiar?
É uma dor insuportável e ,para você é real, por mais absurdo que pareça!
:: Sintomas
- Palpitações
- Sudorese
- Tremores e abalos
- Sensação de falta de ar
- Sensação de asfixia
- Dor ou desconforto no tórax
- Náusea ou desconforto abdominal
- Tontura ou vertigem
- Medo de perder o controle ou de enlouquecer
- Medo de morrer
- Formigamentos
- Calafrios ou calor
Teorias sobre a concepção da SP:
- Comportamental Baseada na suposição de que vários princípios comportamentais estão envolvidos no desenvolvimento do pânico. Para os especialistas que acreditam nessa corrente, o paciente desenvolve o medo a partir de um determinado estímulo e, sempre que exposto a ele, a recordação de medo é evocada.
- Psicanalítica Afirma que as crises de pânico se originam do escape de processos mentais inconscientes e até então reprimidos. Uma vez que o equilíbrio foi ameaçado, o funcionamento mental inconsciente transforma o conteúdo da repressão numa crise de pânico.
TRATAMENTO: Médico e Terapia , creio que aqui o Psicanalista possa fundamental no processo investigativo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário