segunda-feira, 4 de julho de 2016

Transtorno de Personalidade Borderline:


O que é Borderline?

Antes de mais nada entenda, Borderline é um Transtorno de personalidade!


 Todos nós apresentamos momentos de explosões de raiva, tristeza, impulsividade, teimosia, instabilidade de humor, ciúmes intensos, apego afetivo, desespero, descontrole emocional, medo de rejeição, insatisfação pessoal. E, quase sempre, isso gera transtornos e prejuízos para nós mesmos e/ou para as pessoas ao nosso redor. Porém, quando esses comportamentos se apresentam de forma frequente, intensa e persistente, eles acabam por produzir um padrão existencial marcado por dificuldades de adaptação do indivíduo ao seu ambiente social. Quando isso ocorre, podemos estar diante do transtorno da personalidade borderline. Os borders apresentam hiperatividade emocional, ou seja, é muito sentimento e muita emoção sempre. E costumam lidar muito mal com qualquer tipo de adversidade, especialmente as que envolvem rejeição, desaprovação e/ou abandono. Quando se deparam com uma situação dessas, desencadeiam uma reação de estresse muito mais intensa e abrangente do que o esperado.



 *Chama-se borderline por isso, porque vivem no limite das emoções !



 O que pode definir como Transtorno de Personalidade Borderline:
  1. Esforços desesperados para evitar abandono real ou imaginário
  2. Medo intenso de ser abandonado;
  3. Não é possível tolerar estar sozinho;
  4. Sentimentos freqüentes de vazio e tédio;
  5. Exposições freqüentes de raiva inadequada;
  6. Padrão de relacionamentos interpessoais instáveis e intensos caracterizado pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização (lembrando que relacionamento interpessoal acontece entre uma ou mais pessoas e é regido por normas comportamentais que orientam suas interações, já que seu contexto pode ser familiar, escolar, de trabalho ou de comunidade.)
  7. Perturbação da identidade: instabilidade acentuada e persistente da autoimagem ou da percepção de si mesmo
  8. Impulsividade em pelo menos duas áreas potencialmente autodestrutivas (gastos, sexo, abuso de substância, direção irresponsável, compulsão alimentar)
  9. Recorrência de comportamento, gestos ou ameaças suicidas ou de comportamento automutilante( cortando os braços e pernas com lâminas por exemplo)
  10. Instabilidade afetiva devida a uma acentuada reatividade do humor: disforia episódica (mudança repentina de ânimo pra tristeza, angústia, pena), irritabilidade ou ansiedade intensa com duração geralmente de poucas horas e apenas raramente de mais de alguns dias.
  11. Raiva intensa e inapropriada ou dificuldade em controlá-la (mostras frequentes de irritação, raiva constante, brigas físicas recorrentes)
  12. Ideação paranóide transitória associada a estresse ou sintomas dissociativos intensos.

Prováveis causas que levam o indivíduo tornar-se uma Borderline:


A causa do transtorno de personalidade borderline é desconhecida. Fatores genéticos, familiares e sociais são pensados como responsáveis por parte do problema. Fatores de risco para TPB incluem:
  • Abandono na infância ou adolescência;
  • Vida familiar perturbada;
  • Má comunicação na família;
  • Abuso sexual, físico ou emocional durante alguma fase da vida.




É Geralmente confundida como uma variação do Transtorno Bipolar , mas é muito mais destrutivo para a pessoas e quem está ao redor. 


* Todos podem ter um sintoma ou outro aqui demonstrado nesta matéria , por isto caso você tenha dúvida procure seu médico de confiança, assim com uma avaliação é possível um diagnóstico mais seguro , neste caso se o diagnóstico  for positivo , cabe um tratamento associativo entre Médico (psiquiatra) e terapeuta ( Psicanalista e/ou Psicólogo).


*CONHEÇA ,EU CANAL NO YOU TUBE:    ANDRE.O.BELOTTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário