A palavra "neurótico", da maneira como
costuma ser usada hoje, tem sentido impróprio e pode ser ofensivo ou
pejorativo. Pessoas que não entendem nada dessa parte da medicina podem
usar a palavra "neurose" como sinônimo de "loucura". Mas isso não é verdade, de forma alguma. A Neurose é uma reação exagerada do sistema emocional em relação a uma experiência vivida (Reação Vivencial). Neurose é uma maneira da pessoa SER e de reagir à vida.
O termo neurose foi cunhado em 1769 pelo médico escocês William Cullen para referir a "desordens do sentido e ação". Para ele, a neurose descreve várias desordens nervosas e sintomas que não poderiam ser explicados psicologicamente.
Neurose deriva da palavra grega neuron (nervo) com o sufixo osis (doença ou condição anormal). Entretanto, o termo neurose foi mais influenciado por Sigmund Freud e Carl Jung mais de um século depois.
.
Neurose pela psicanálise
Como doença a neurose representa uma variedade de condições psiquiátricas, nas quais a angústia emocional ou conflito inconsciente são expressados através de várias perturbações que podem ser físicas, fisiológicas e/ou mentais. O sintoma definitivo é ansiedade. Tendências neuróticas são comuns e podem se manifestar como depressão, ansiedade aguda ou crônica, tendências obsessivas-compulsivas, fobias e até desordens de personalidade. Neurose não deve ser confundida com psicose, a qual refere-se à perda de contato com a realidade.
O termo conota uma doença ou desordem real, porém sob sua definição geral, a neurose é uma experiência humana normal. Segundo a psicanálise, a maioria das pessoas é afetada pela neurose de alguma forma. Um problema psicológico desenvolve quando a neurose começa a interferir com o funcionamento normal do indivíduo, causando ansiedade. De acordo com a teoria da psicanálise, neurose pode ter raízes nos mecanismos de defesa do ego, porém os 2 conceitos não são sinônimos. Mecanismos de defesa são uma forma normal de desenvolver e manter um sentido consistente de si mesmo (ego), enquanto somente aqueles com pensamentos e comportamentos que produzem dificuldades para viver devem ser classificados como tendo neurose.
Efeitos e sintomas da neurose
Há muitas formas específicas diferentes de neurose cito : TAG Taranstorno de ansiedade Generalizada, desordem obsessiva-compulsiva, neurose ansiosa, histeria (na qual a ansiedade pode ser descarregada través de sintoma físico), e grandes variedades de fobias: Dirigir, andar de avião, insetos etc.
Há muitas formas específicas diferentes de neurose cito : TAG Taranstorno de ansiedade Generalizada, desordem obsessiva-compulsiva, neurose ansiosa, histeria (na qual a ansiedade pode ser descarregada través de sintoma físico), e grandes variedades de fobias: Dirigir, andar de avião, insetos etc.
Tratamento da neurose
A neurose pode ser tratada por diferentes métodos. Existe a psicoterapia,psicanálise que vão tratar as causas que levaram o indivíduo chegar até aquele ponto e esta percepção poderá levar a cura total, porém em alguns níveis o paciente deverá buscar suporte e tratamento Psiquiátrico e desta forma tomar medicação , a medicação aliada a terapia obtém uma chance de recuperação total de todos os sintomas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário