segunda-feira, 19 de setembro de 2016

A "auto Sabotagem" , quando o inimigo somos nós mesmo!





Que o motivo leva o indivíduo a repetidamente se “Auto Sabotar”, ou melhor, dizendo , planejar errar?

 Sistematicamente sua vida é envolvida num turbilhão de subidas e descidas, numa sucessiva coleção de decepções ele culpa os “outros”, culpa o mundo... mas no fundo sabe que foi ele que novamente, fez de novo.
 Os que se “Auto Sabotam” não são assim por que querem ser, são assim, pois foi uma escolha para fugir da intensa dor que sentem dentro de seu EU, mesmo que pareça contraditório uma vez que sabem os resultados e conseguem prever o que vai acontecer e assim esta dor do “erro” que vêm à frente, possa ser suportada.
Primeiro e é preciso destacar que estes indivíduos são muito inteligentes, criativos e com grande capacidade em diversas áreas do conhecimento, na sua maioria possuem um alto nível de ansiedade, vários Geniais do nosso tempo, praticaram a “Auto Sabotagem” sentiram em seu EU as dores deste tipo sofrível de vida.

É um pouco complexo explicar neste espaço o funcionar deste tipo de mente e transtorno , para exemplificar, é como pensar no que se diz do famoso “branco” na hora da prova de um vestibular este “branco”, só acontece em quem têm conhecimento, não existe "bloqueio" num indivíduo que não estudou, assim é” Auto sabotagem”, de alguma forma ele está consciente  na hora que toma sua decisão, seja num relacionamento, num trabalho, numa compra, em suas escolhas, está consciente, planeja milimetricamente cada passo e consequência , mesmo que nem sempre se de conta no ato.

É como um autoflagelo que então  emerge de seu inconsciente,  um misto de sentimentos, armazenados por anos a fio, e ao sofredor são como lhe dissessem: 

-Você não merece,você nunca consegue , viu que fez de novo!

 Então que castigo é este, que incapacita  o sofredor , que olhar de mundo é este tão míope que faz o indivíduo tropeçar em suas próprias pernas ?

  É o “EU” que escraviza o próprio “EU” , é como a musica de Milton Nascimento ...” Eu caçador de mim”.
Todos os indivíduos que praticam a “Auto Sabotagem” encontram o início destes processos ainda na infância e os motivos são os mais variados entre vários destaco: Um trauma por perda, uma punição, algo que lhe foi dito, uma situação mal resolvida etc.

A maioria de nós consegue superar, pois todos de uma forma ou outra passou pela desaprovação de alguém, mas superamos, porém alguns indivíduos recebem esta desaprovação como uma lei que domina sua vida, suas escolhas, seus pensamentos.
*EXISTE ALGO DENTRO DO INDIVÍDUO QUE PRECISA AMADURECER ALGO A SER SUPERADO!
Este tipo de transtorno, do ponto de vista da Psicanálise pode ser superado se o indivíduo estiver disposto a adentrar nos eixos mais profundos de seu inconsciente, um processo que pode ser doloroso, mas em contrapartida ao final do processo teremos o reverso de toda aquela criatividade e potencial revertida para o desenvolvimento e crescimento.
Força e Fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário