Muito Além da discussão da Ritalina e do TDAH !
Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), de 8% a 12% das crianças no mundo foram diagnosticadas com TDAH, e a suspeita dos pais de que os filhos tenham o transtorno é o principal motivo que os leva aos médicos. Em 2010 foram vendidas 2,1 milhões de caixas de metilfenidato. Em 2013, foram 2,6 milhões.
Isto em 2013 estamos em 2016!
Chamo a atenção não para a Medicação, mas pelo uso abusivo e pior o uso "equivocado" , pois os danos cognitivos podem ser devastadores é preciso muito cuidado.
Pais de filhos com diagnóstico de Hiperatividade ou com déficit de atenção , têm um desgaste pessoal e emocional absurdo , a atenção ao filho consome todas suas energias , e pior a sociedade ( direi a verdade) , não aceita este tipo de transtorno , as pessoas não querem entender,pensam que as crianças são agressivas ou pior mal educadas, a grande maioria dos pais que possuem filhos com TDAH são extremamente carinhosos e atenciosos.
E A RITALINA:
-Então se não medicar o filho "explode", e se medicar o que explode ?
E OS MÉDICOS:
A maioria de Médicos ,sempre receitam a Ritalina para ser usada mas com extremo cuidado, para que a criança e/ou adolescente consiga frequentar a escola, e viver de forma harmônica com a família e sociedade, existem casos extremos que a Medicação é vital evitando que a criança se machuque gravemente fato muito comum.
Digo mais, a grande maioria da Classe Médica, sempre aconselha para que o uso desta medicação não seja continuada.
Tenho muitos amigos Médicos e sei , da sua grande preocupação, no avaliar e prescrever medicação para as crianças Jovens e adolescentes
Esta ou outra medicação com semelhante propósito, é utilizada quando existe um modelo de diagnóstico com indicação de desequilíbrio Neurológico, se não fosse desta forma teríamos outro tipo de tratamento mais eficaz, creio inclusive que em breve teremos outras medicações mais eficazes , bem a Terapia Psicanalítica colabora com papel coadjuvante junto os jovens e adolescentes e junto aos pais é uma poderosa ferramenta.
SOBRE O QUE AS CRIANÇAS SENTEM:
*Certamente por vezes a criança não sente o sofrimento que esta profusão gera em seu corpo e mente, porém muitas inclusive relatam dor no corpo, cabeça, nos órgãos sem falar nos danos e traumas diários quanto ao relacionamento com outras crianças, que convivem em seu meio, ela normalmente é rejeitada.
Como Psicanalista asseguro que estas são as piores dores que levamos em nossa alma, para vida toda.
TODOS TDAH SÃO IGUAIS?
São Diversos Tipos e Níveis de TDAH , mas o certo que possuem origem Genética e sua manifestação é Neurológica e certamente endossado com fatores adquiridos ( ambientais).
Vão do mais leve onde é possível a convivência social aos mais Graves que incapacitam o indivíduo a conviver e ser produtivo.
Conheço vários indivíduos que hoje são adultos e ocupam posições em nossa sociedade, me provam que é possível conviver com este transtorno.
CONCLUSÕES:
Numa palestra que fiz em uma APAE em Minas Gerais, dialoguei com diversos pais e mães , notório é que devemos tratar os pais," OS PAIS PRECISAM DE TRATAMENTO E ACOMPANHAMENTO" , os erros cometidos seja na medicação ou no trato diário , são fruto de um total despreparo para a realidade que está a sua frente e o medo do futuro que há de vir.
Certo é que a Ritalina está sendo usada indiscriminadamente, isso é lamentável, deve ser investigada as origens desta "epidemia" , mas para mim o mais preocupante é termos nossa atenção nos pais, que na maioria das vezes erram querendo amenizar o sintoma de sua própria dor.
Quem pode lhes culpar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário