quinta-feira, 6 de julho de 2017

PARABÉNS AOS CORAJOSOS QUE DECIDIRAM ENFRENTAR A DOR



 !
Buscamos sempre fugir da dor e sofrimento , mesmo que isto custe nossa vida literalmente.
A verdade é que o sofrimento e a dor ,fazem parte de nossas vidas.

Seja a primeira vez que o ar queima em nosso pulmão ao nascer, o fim de um relacionamento ou a morte que nos é esperada, nossas células morrem diariamente, sim outras nascem ,mas existe um terreno onde as maiores dores e batalhas em nossa vida são travadas.
Dentro de nós.
O sofrimento é tudo que queremos fugir... buscamos nos tronar mais fortes, mais rápidos, buscamos refúgios nos remédios e ,quem sabe em alguma fórmula mágica, interessante pensar que para fugir do sofrimento, deixamos pessoas pra trás, quem sabe o fim de um casamento ,o fim de uma amizade, a demissão de um trabalho.
Queremos abandonar nossos traumas e dores queremos lhes deixar apenas no passado , mas infelizmente eles nos acompanham como cicatrizes e a dor ao invés de sumir , volta e meia retorna e sem pedir autorização se apodera de parte de nossa vida ,nos enganamos pensando que vamos esquecer quando jogamos no poço do “esquecimento” , e até nos resolvermos todas as lembranças precisam voltar, um mecanismo de pulsão e recalque, que vai e volta ,mostrando uma faceta de nós mesmos, as máscaras caem, as defesas enfraquecem, quero lhe dizer que ,existe um momento que precisamos de ajuda.
Se este não é seu caso, parabéns e sinceramente nem continue a ler este texto.
Sempre quando penso nos meus pacientes , vejo quanto de coragem eles têm para enfrentar seus maiores temores, é preciso muita valentia para olhar no abismo do inconsciente, e ao mesmo tempo olhar de frente e novamente reviver exaustivamente aquelas dores ,angústias e traumas.
Não que a dor vá terminar, mas eles conseguiram enfrentar a dor e param de fugir, amadurecem e são outros ,mas mais fortes e com coragem de enfrentar outras tantas dores ,que vão vir
Nem eu e nem ninguém pode dizer o segredo de uma vida feliz, ou melhor dizendo como se livrar da dor e apenas viver o prazer de uma vida total, falo isto como livre pensador, mas certamente ,afirmo que aprender a conviver com nossas dores e tragédias pessoais , dá significado para vida, uma vida VERDADEIRA.
E não uma bolha de fantasia.
Parabéns a coragem e maturidade daqueles que resolvem sentar-se frente a um terapeuta e dizerem:
- Estou sofrendo, preciso de ajuda!