sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Pense bem antes de falar!





Pense bem antes de falar!

  Sigmund Freud , afirmava categoricamente que tudo que falamos , antes foi pensado , de forma geral então planejamos mesmo que inconscientemente a verbalização de nossos desejos e pensamentos.
  E é claro que na maioria do tempo não mensuramos o poder das palavras , simplesmente usamos as palavras para materializar os pensamentos, porém nem sempre as palavras são utilizadas da forma correta,  você já deve ter dito algo que teve uma interpretação diferente daquilo que você queria dizer, por exemplo chegar num enterro e dar bom dia, este é um caso típico e muito comum , existe talvez aqui uma sobrecarga cognitiva, e simplesmente não sabemos o que dizer.

  E é verdade saber usar as palavras certas é uma arte , exige conhecimento e habilidade , uma palavra pode conter poder de construção ou de destruição , se você se esforçar um pouco poderá lembrar de sua mocidade , lembrara de alguém que lhe disse algo e que quarda até hoje,  e estas palavras podem ter se tornado regra de "ouro" em sua vida , ou então guarda trauma profundo, mas tudo saiu de uma boca que por sua vez de um pensamento.

  É melhor alguém lhe dizer apenas:

-Você têm capacidade de superar!

 Do que então lhe dar um discurso de 3 horas, falando, falando....

  Em nosso vocabulário existem palavras maravilhosas , temos muitos recursos em nosso idioma , basta começarmos a pensar sobre o significado das palavras , você não precisa se tornar um especialista, apenas precisa pensar antes de falar, simples assim.
  Aproveito para falar sobre o uso do palavrão, não posso julgar ninguém , aliás quem nunca falou , principalmente quando nos machucamos, porém colocar em seu vocabulário se tornam parte de seus pensamentos, é preciso avaliar se , esta é uma comunicação adequada, mas não julgo ninguém.

 Veja esta frase e pense:

 " Não somos aquilo que pensamos, mas tudo que pensamos somos e falamos"

 Somos o resultado exato de tudo, aquilo que vemos, escutamos e lemos e falamos.

Pense bem antes de falar!

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

O Mundo está complicado, então que faremos?

O mundo está complicado, então o que faremos?


 A imagem pode conter: 1 pessoa


Hoje falarei como educador mas com uma “ pitada” de Psicanálise.
Claro que você está observando que quanto mais nós evoluímos no que se refere as novas Tecnologias, cada vez mais desumanos vamos nos tornando, é como um gráfico com crescimento proporcional , não estou desconsiderando todos os grandes avanços, somos mais ,rápidos, ampliamos nossa forma de nos comunicar, avanços enormes nas ciências , pois de fato avanços que nos surpreendem a cada dia.
Porém nos tornamos mais insensíveis, mais violentos e mais egoístas e estamos a um fio de perdermos nossos valores.
A culpa não é a Tecnologia, pois fomos os criadores , sim nós criamos todos estas necessidades e equipamentos que nos cercam!
É desconfortável dizer, mas a verdade é que o problema somos nós !
Olhamos o mundo ao redor e esquecemos das sementes, esquecemos de preparar as nossas crianças para cuidar de pessoas, nos encantamos com as luzes de nossas conquistas e estamos pagando um preço caro em nossa sociedade.
Entenda ,em casa é que se ensina os valores , os bons hábitos, os limites, a Escola cabe transmitir o conhecimento e ampliar a Educação ensinada em casa, cada uma têm seu papel, são independentes ,mas com um objetivo em comum educar seres humanos, era para tudo isto existir de maneira harmônica.
Mas não é o que acontece, em muitos casos as escolas são verdadeiros pontos de tensão e literalmente de luta, algo não vai bem, não podemos fechar nossos olhos para isto, é evidente estamos errando.

Pais, mães, escolas, educadores e todos olhamos no entorno desorientados buscando explicações e modelos a seguir , me trevo a dizer com autoridade de quem Já foi Diretor de escola , Faculdade e coordenador escolar, é preciso estar atento a infância , aliás , sempre vejo como um disparate começar uma Reforma na Educação com olhar no ensino Superior e Médio, evidente que precisam correções e atualizações.
Mas na educação infantil é que deveríamos centrar nossos esforços e investimento, repito precisamos urgente de um plano para Educação de base, algo que integre família e escola.
Temos que salvar as geleiras , impedir que desmatem as nascentes dos rios,impedir o avanço da Poluição tudo é importante,porém e mais grave ainda é salvarmos as próximas gerações, de meninos e meninas que vão suceder esta geração, um temor que me assombra é perdermos nossa humanidade, perder a compaixão a graça, bondade o amor a sensibilidade a Fé e outros tantos valores que nos trouxeram até aqui.
É preciso refletir e parar de culpar o “outro” , ao ponto que estamos agora , não podemos culpar a História de nossa civilização, não podemos culpar os “outros” por nossas escolhas, o que temos é apenas a realidade do que somos, nem ficar nos lamentando do que era antes , o que importa agora é o que você pode fazer com o que têm,enfim.
Chegamos até aqui, então o que faremos?